4 dicas da Intec Brasil de como montar um cronograma de obras

4 dicas da Intec Brasil de como montar um cronograma de obras

Descubra como assegurar um cronograma de obras na construção civil.

O cronograma de obra é uma parte fundamental no planejamento da construção civil, visto que ele auxilia a atender as expectativas dos clientes, além de organizar de maneira lógica uma série de atividades, assegurando uma visão geral do que precisa ser realizado, e dos recursos necessários.

Para auxiliar na criação de um cronograma de obra, a Intec Brasil elencou abaixo algumas dicas valiosas para a sua confecção, confira:

Tenha projetos de qualidade

Ainda que pareça trivial, o sucesso de uma construção está diretamente relacionada à qualidade dos seus projetos, afinal, se trata de uma perspectiva fundamental para elaborar um planejamento. Com um projeto de qualidade é possível identificar quais necessidades precisam ser realizadas, além de possibilitar a produção de orçamentos mais corretos.

Ou seja, assegurar bons projetos, sejam arquitetônicos, estruturais ou complementares, para garantir que o seu cronograma de obras seja mais eficiente.

Elenque as atividades

Com os projetos em mão, é possível realizar o levantamento das atividades que devem ser realizadas durante a construção, ou seja, assegura a EAP (estrutura analítica do projeto). Com isso, a próxima etapa é realizar um detalhamento para elencar as atividades, especificando quais recursos serão necessários, seja em insumos, equipamentos, serviços ou mão de obra.

Estabeleça os prazos

Para garantir que um empreendimento cumpra com o seu prazo estabelecido no momento que o cliente realiza a contratação, é necessário estabelecer datas para início e conclusão de cada atividade. Para esses prazos é necessário considerar o tamanho da equipe e a capacidade produtiva.

Caso seja constatado que o prazo ultrapassa o estabelecido anteriormente, é necessário realizar alguns ajustes para ficar o mais próximo possível.

Mensure os resultados

Quando a empreitada chega ao fim, não elimine o cronograma, realize o seu arquivamento para servir como base para elaboração dos próximos cronogramas de obras, assegurando um planejamento mais assertivo considerando possíveis mudanças. Deste modo, o gestor utiliza uma experiência anterior para garantir uma assertividade maior, garantindo inclusive uma economia de tempo e recursos para a sua execução.

É importante ressaltar que os dados levantados pelo cronograma, em comparação com o anterior serve para mensurar uma métrica maior, como a evolução de uma equipe e realizar a leitura de quais soluções são mais ágeis.

Além das dicas acima, a Intec Brasil oferece uma série de soluções para a construção civil, onde além de realizar anualmente ranking com as 100 Maiores Construtoras do Brasil, ainda conta uma plataforma com os dados para empresas que desejam vender obras em andamento.

Ou seja, de maneira ativa, a Intec Brasil monitora através de um call-center essa rede de obras, atualiza um banco de dados com o contato das pessoas responsáveis pelas decisões, como arquitetos e engenheiros, assim como o estágio dos canteiros e oferece essas informações para empresas que se interessam em ofertar soluções para obras em andamento.

Caso os serviços da Intec Brasil sejam interessantes para a sua empresa na hora de vender obras em andamento, não deixe de solicitar a cotação para a sua região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *