6 dicas da Intec Brasil para um gestor de obras

6 dicas da Intec Brasil para um gestor de obras

Confira como tomar decisões de maneira inteligente e se tornar um grande especialista no gerenciamento de obras.

A Intec Brasil realiza anualmente a seleção de um ranking que posiciona a maior construtora do Brasil e as postulantes a tal destaque. Por isso, conta com diversas expertises no setor de construção civil, avaliando uma série de parâmetros distintos para tal levantamento.

Munida desta experiência, a Intec Brasil separou algumas dicas relacionadas ao gerenciamento de obras. Se você é um gestor de canteiros de obras, confira abaixo algumas dicas que podem te auxiliar:

Crie um bom planejamento

O planejamento é a etapa inicial de qualquer gerência, e será o norte para guiar todos os demais avanços, permitindo elencar os próximos passos durante a obra. Por isso, se atente ao planejamento, levantando quais são as atividades para serem executadas, quais insumos serão necessários, assim como o custo e prazo para execução.

Estabeleça algumas metas

As metas são a maneira mais clara de comunicar os prazos para a equipe, por isso, assegure a elaboração de metas a curto prazo, cumprindo um grande plano maior. 

Deste modo, além de assegurar uma percepção e compreensão mais simples e assertiva dos colaboradores, as manobras para evitar atrasos são gerenciadas de maneira mais dinâmica.

Otimize a gestão de suprimentos

Uma obra parada não é sinônimo apenas de atraso, mas também de prejuízo, pois implica em pagar por colaboradores que não estão exercendo as suas atividades. 

Para evitar que isso ocorra, a gestão de suprimentos deve ocorrer de modo a prever possíveis atrasos e problemas, por isso, mantenha um canal de comunicação entre a equipe de compras e engenharia muito ativo, o que nos leva a próxima dica.

Crie canais de comunicação

A mitigação de canais de comunicação durante muito tempo foi tratada como uma boa solução nos canteiros de obras, no entanto, percebeu-se que quanto mais pessoas envolvidas nesta comunicação, maior são a ocorrência de interpretações erradas e falhas.

Por isso, invista em um canal de comunicação mais direto possível, nem que para isso uma série de pessoas tenham de ser ouvidas.

Monitore o fluxo de caixa

A gestão de uma obra trabalha com o gerenciamento de expectativas, que estão relacionadas diretamente com o investimento de todos os lados. 

Por isso, manter o controle do fluxo de caixa também é fundamental, observando todas as possíveis alterações. Felizmente, existem algumas soluções tecnológicas que facilitam o monitoramento do caixa e também são de compreensão mais simples, mesmo com diversos detalhamentos.

Não ignore os riscos

Por fim, uma obra implica em uma série de riscos envolvidos, questões que podem impactar negativamente na execução do projeto, pois até mesmo as questões mais simples podem colapsar um empreendimento. 

Por isso, um bom gestor deve criar soluções para contornar todos os problemas que ocorram sem que nada seja ignorado, antevendo situações potenciais e desdobramentos.

Agora que você dispõe de dicas para ser um gestor de obras, confira também os demais serviços da Intec Brasil que oferecem algumas soluções para construtoras com obras em andamento, através de um serviço com dados valiosos que são ofertados para empresas que desejam realizar a prospecção de construtoras com obras em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *