Intec Brasil: 5 dicas para fazer o controle de uma obra

Intec Brasil: 5 dicas para fazer o controle de uma obra

Se você está à frente de uma obra e precisa manter o controle sobre ela, veja as nossas 5 dicas para otimizar o processo e garantir um resultado de qualidade:

1. Esteja atento ao planejamento

O primeiro passo para um controle efetivo de obra é o planejamento. É necessário entender, por exemplo, a disponibilidade dos materiais e equipamentos, o prazo de entrega, o número de funcionários e a verificação da documentação requerida para cada etapa da obra. 

Todos esses aspectos devem ser levados em conta antes mesmo de dar início à construção. Além disso, é importante estar sempre atualizando o planejamento de acordo com as mudanças que podem ocorrer ao longo da obra.

2. Faça uma gestão de estoque eficiente

A gestão de estoque é fundamental para o controle da obra. Afinal, a falta de materiais pode atrasar o cronograma e aumentar os custos. Por isso, é importante realizar um planejamento de estoque que leve em conta todas as necessidades da obra e que se revise constantemente. Além disso, é importante contar com fornecedores de confiança, para que os materiais estejam sempre disponíveis.

3. Adote a tecnologia a favor do controle de obra

A tecnologia pode ser uma grande aliada em um canteiro de obras, ajudando a automatizar processos e fornecer dados importantes em tempo real. Utilize aplicativos e softwares de gerenciamento de projetos para controlar o tempo de trabalho dos funcionários, acompanhar a entrega de materiais e monitorar a evolução das tarefas.

4. Faça controle de qualidade sempre

Outra dica importante para o controle de obra é realizar verificações de qualidade constantes. Toda obra tem um padrão de qualidade que deve ser cumprido para evitar problemas no futuro. 

É fundamental realizar inspeções periódicas para garantir que as especificações técnicas estão sendo cumpridas, que os materiais estão sendo utilizados de forma correta e que a mão de obra está aplicando as técnicas adequadas.

5. Conte com profissionais de confiança

Além de toda a estratégia de controle de obra, os profissionais envolvidos também são fundamentais para garantir um trabalho de qualidade. Por isso, contrate profissionais capacitados, que tenham experiência na área e que estejam comprometidos com o resultado final. 

Colocando em prática essas 5 dicas, você conseguirá manter o controle da sua obra, desde o planejamento até a finalização do projeto. Acesse o site da Intec Brasil para conhecer mais sobre nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *