Entenda como ficou a construção civil na pandemia

Entenda como ficou a construção civil na pandemia

Compreenda as mudanças geradas pelo impacto do Covid-19 nas obras de construção civil.

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), assim como as medidas para evitar o avanço da contaminação, mudaram praticamente todos os setores, e com as obras de construção civil não foi diferente.

Ainda que se trate de uma função que não seja possível de executar remotamente, a construção civil na pandemia também teve mudanças para minimizar ao máximo os riscos de contaminação, o que implica principalmente na minimização das pessoas presentes no canteiro de obra.

Isso faz com que a presença dos fornecedores da construção civil, responsáveis por prover uma série de soluções nos mais distintos estágios da obra, não seja mais vista com bons olhos.

Essa questão se deve não somente à necessidade de minimizar o risco de contágio, mas também porque as pessoas responsáveis pelas compras e tomadas de decisões também não estão atuando fisicamente no canteiro de obra.

Acesso remoto a rede de obras

Felizmente, grande parte dessas operações agora são realizadas de maneira remota, com soluções online extremamente efetivas, como os serviços do cadastro da rede de obras em andamento, que realiza um levantamento dos canteiros, assim como os estágios e oferece todos os dados e contatos aos fornecedores.

Ou seja, os fornecedores de soluções para a construção civil não realizam mais visitas ao canteiro de obras para a oferta a prospecção de clientes, essa etapa do trabalho de vendas é realizado de maneira online, monitorando as obras e andamento, assim como os seus devidos estágios, para que o contato ser realizado via telefone com os responsáveis pelo setor de compra.

Por sua vez, o setor de compras agora mantém esse contato e realiza uma avaliação das soluções e quais oferecem as melhores condições para a sua obra, seja devido às inovações tecnológicas, prazos, adequações às novas regras de distanciamento social, ou preços mais atrativos.

Com isso, a presença do número de pessoas que não sejam pertinentes em uma obra em andamento é minimizada ao máximo possível, o que implica em um risco menor de contágio. Consequentemente, com menos colaboradores afastados de suas funções, os prazos da obra se mantêm mais próximos ao cronograma original.

Solução definitiva

É válido salientar que, ainda que essa solução já fosse possível antes das medidas para conter o avanço da pandemia, apenas se tornou a principal maneira de realizar negócios na construção civil agora. No entanto, tal modelo deve ser adotado de maneira permanente, visto que a presença de pessoas que não sejam pertinentes no ambiente devem continuar minimizada até mesmo quando as questões relacionadas ao novo Coronavírus não sejam mais um problema, devido à economia em deslocamento e soluções de escritório que as construtoras passaram a dispor.

Agora que você dispõe de uma compreensão melhor sobre os impactos gerados pela pandemia nas obras construção civil, confira as soluções fornecidas pela INTEC Brasil, que além de realizar a eleição com o Ranking das 100 Maiores Construtoras do Brasil, conta com a sua grande rede de relacionamento para oferecer soluções de negócio para o setor, através do catálogo e acompanhamento das obras em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *