Saiba mais sobre a alta dos preços de materiais de construção e a escassez de materiais

Saiba mais sobre a alta dos preços de materiais de construção e a escassez de materiais

Compreenda como questões políticas e a pandemia do novo Coronavírus impactaram nos valores dos materiais de construção.

A crise vivida pelo Brasil é sem precedentes, onde os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) se somam a uma instabilidade política que afasta uma série de investidores, e tais questões também impactam diretamente na construção civil, em especial na escassez e valor dos materiais de construção.

Infelizmente, a construção civil não se trata de um setor que pode ser operado de maneira remota, o que faz com que o contágio com o coronavírus seja difícil de se combater, principalmente em ambientes compartilhados, como refeitórios e alojamentos.

Ou seja, caso parte dos colaboradores de uma obra sejam contaminados, implica em um afastamento primário de duas semanas para a equipe, e isso resulta em uma série de questões.

A mesma condição é imposta aos fornecedores de materiais de construção, que possuem parte dos seus processos de manufatura realizados de maneira presencial, além de necessitar da matéria-prima, que também é impactada pela pandemia.

Somado a isso, a instabilidade política fez que os valores relacionados aos serviços da construção civil, principalmente o combustível, alcançassem preços nunca vistos antes, o que impacta diretamente a disparada de preço de todos os materiais de construção.

Para minimizar esse impacto, ao menos a médio e longo prazo, as construtoras passaram a adotar uma série de medidas para reduzir a fragilidade dos seus canteiros de obras diante da pandemia, reduzindo ao máximo a presença de terceiros nas obras em andamento, o que criou um novo modelo de negócio, onde todas as soluções que podem ser adotadas a distância passam a ser prioridade.

Solução para as obras em andamento

Felizmente, para driblar tais questões e blindar o canteiro o máximo possível, minimizando a exposição dos colaboradores à covid, existem soluções como os serviços de catalogar as obras em andamento, elencando os estágios de execução e também os dados e contatos dos profissionais responsáveis pelas tomadas de decisões, o que possibilita uma série de negócios na construção civil.

Se valendo desses serviços, a visita de pessoas aos canteiros é minimizada, dado que negócios e vendas não são prospectados pessoalmente, o que também reduz a presença dos responsáveis pelas compras, que podem realizar a negociação, prospecção e todas as etapas de maneira remota.

Ou seja, além de descobrir quais são as maiores obras do Brasil, permitindo o envio de ofertas no momento correto para um número maior de possíveis compradores, os fornecedores da construção civil também ingressam em um novo modelo de negócios que deve se tornar definitivo até mesmo após os impactos da pandemia.

Agora que você compreende a importância em minimizar os riscos da equipe e colaboradores, não deixe de contar com as soluções da INTEC Brasil, que elenca as obras em andamento e oferece um levantamento com o estágio dos canteiros, além dos dados e contatos dos profissionais responsáveis pela decisão de compra, facilitando os negócios do setor da construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *